Tenha a energia sob o seu controle. Conheça os no-breaks e as soluções SK TEC. Evitar falhas é a nossa proposta.
Tenha a energia sob o seu controle. Conheça os no-breaks e as soluções SK TEC. Evitar falhas é a nossa proposta.
Nobreak e Equipamentos Elétricos || Baterias Estacionárias

Baterias Estacionárias

Bateria Estacionária DF1000 12V / 60-70AH

Consulte preços em nossa loja virtual.

Ver Detalhes
Bateria Estacionária DF700 12V / 45-50AH

Consulte preços em nossa loja virtual.

Ver Detalhes
Bateria Estacionária DF500 12V / 30-36-40AH

Consulte preços em nossa loja virtual.

Ver Detalhes

As baterias estacionárias são mais um dos vários tipos de baterias existentes no mundo atual.

Os tipos de baterias se diferenciam entre si devido a inúmeros aspectos: pela maneira pela qual são produzidas, pelo forma como cada uma delas funciona, pelo formato, pela capacidade, pelo tamanho e para o uso e indicação que cada uma tem. 

Um exemplo bem claro é: baterias de celulares são bem diferentes das baterias usadas em carros, que por sua vez são totalmente diferentes das baterias de relógios e de notebooks e assim por diante. 

Com esse exemplo também percebemos que as baterias estão ao nosso redor o tempo todo, sendo muito úteis para várias atividades rotineiras do nosso dia a dia. 

Baterias são responsáveis por fornecer energia de forma ininterrupta para carga. De forma bem simples, elas são dispositivos capazes de armazenar energia elétrica na forma de energia química.

A capacidade das baterias é medida em Ampère-Hora, símbolo Ah. A medida é feita através da multiplicação da corrente em Ampères pelo tempo em horas de descarga até uma tensão de 1,75 V por elemento.

O que é bateria estacionária

As baterias estacionárias são aquelas que foram projetadas para funcionar de modo imóvel, por isso o nome “estacionárias”, e são conectadas de forma permanente a alguma fonte de corrente contínua. 

Também são conhecidas como “bateria de ciclo profundo” e foram desenvolvidas para oferecer uma quantidade contínua de corrente por períodos de tempo mais longos. 

Outra característica importante desse tipo de bateria é que elas podem ser completamente descarregadas várias vezes.

Diferença entre baterias estacionárias e automotivas

É comum que as pessoas confundam esses dois tipos de baterias, o que é até justificável, já que a forma de construção das duas é bastante parecida. 

Inclusive há quem procure baterias automotivas para usar em nobreak, sistemas de iluminação e de comunicação, geradores  de energia solar e eólica etc.

Porém, o modo de funcionamento e a aplicação das duas é bem distinto e usar uma bateria automotiva nesses casos é algo que acaba não valendo a pena, pois diminui bastante seu tempo de vida. 

Para começar, as baterias estacionárias possuem ciclo de vida maior. As estacionárias são projetadas para possuir ciclos de carga e descarga mais profundos e com duração mais longa do que as automotivas.

Baterias automotivas, por sua vez foram projetadas para apresentar apenas o tempo de partida do motor, que é muito mais curto. 

Um outro motivo que faz com que as baterias estacionárias sejam diferentes das baterias automotivas é que as baterias de veículos foram projetadas para funcionar em algo que se movimenta sempre, ao contrário das estacionárias. 

Baterias estacionárias são capazes de suportar bastante descarga, até cerca de 80%, sem terem a sua vida útil prejudicada por isso.

O chumbo presente nos eletrodos é de qualidade mais alta do que os das baterias de carro, por exemplo. A pureza do material nas baterias estacionárias é de 95% ou até mesmo superior. 

É um chumbo muito grosso, muito mais do que o que está presente nas baterias automotivas. Além dele, há ainda a presença de outros materiais nobres. 

Baterias de veículos possuem a construção interna das placas diferente, já que o objetivo delas é fornecer uma grande corrente por períodos de tempo menores.

Ao contrário das estacionárias, as placas das baterias automotivas são paralelas e com uma espessura muito fina. 

Por esses motivos as baterias automotivas têm um custo inferior, tendo em vista que as estacionárias possuem qualidade muito mais avançada e um tempo de vida muito superior quando utilizadas corretamente. 

Baterias automotivas liberam uma grande quantidade de carga de uma vez na ignição para fazer com que o veículo ligue. As baterias estacionárias são produzidas de maneira que sejam capazes de receber carga de forma constante, liberando energia aos poucos.

Por esse motivo as baterias automotivas também são conhecidas como baterias de partida ou de arranque. Depois da partida quem se responsabiliza pela alimentação de todo o sistema elétrico do automóvel é o alternador. 

Um outro tipo existente de bateria são as tracionarias. Elas são muito usadas em veículos elétricos, tais como empilhadeiras, rebocadores, carrinhos de transporte (aqueles de campos de golfe, aeroporto, supermercado, etc.).

Uma das principais características desse tipo de bateria é que elas possuem capacidade cíclica bastante elevada. 

Segurança

A maior qualidade das baterias estacionárias e de seus componentes e materiais é um dos motivos que faz com que elas sejam tão seguras para serem usadas na presença de várias pessoas sem o risco de vazamento da solução ácida, que pode ser corrosiva e tóxica, e de explosões. 

Inclusive é importante alertar que usar baterias automotivas em períodos longos de descarga pode ser extremamente perigoso, já que elas não foram projetadas para esse fim.

Durante o processo de carga as baterias automotivas emitem hidrogênio e vapor de ácido sulfúrico, que é tóxico. No entanto, nos carros esses gases não chegam no motorista e passageiros, pois a bateria fica em um local a parte, debaixo do capô. 

Outra medida de segurança presente nas baterias estacionárias é a instalação de filtros, que barram a emissão de vapor ácido deixando passar apenas o hidrogênio, gás que não é prejudicial ao meio ambiente e nem aos seres vivos. 

Por isso podem ser usadas em locais fechados e no mesmo ambiente em que pessoas circulam ou permanecem sem risco de intoxicação. Isso graças ao filtro que possuem que age contra a emissão de vapor proveniente solução ácida.

Para isso, as baterias estacionárias necessitam de um sistema de ventilação mínima apenas. O indicado é que elas fiquem em ambientes com ar condicionado. 

Tipos de baterias estacionárias

As baterias estacionárias são divididas em alguns tipos. São eles:

  • Tipo comum de ciclo profundo;
  • VRLA – Valve-Regulated Lead-Acid – que são reguladas por válvula e recombinação interna de gases que faz com que os elementos ativos não sejam perdidos e que não sejam necessárias manutenções internas. 
  • VRLA AGM – Absorbent Glass Mat – Esteira de Vidro Absorvente, que possuem mantas de microfibra de vidro que são responsáveis por manter preso o eletrólito, o que faz com que a estratificação do eletrólitos seja bastante reduzida; 
  • Baterias VLRA de gel – tem o eletrólito em seu interior em gel, o que fornece uma maior estabilidade; 
  • Baterias OPzS – baterias ventiladas com eletrólito líquido. São muito usadas em sistemas de energia alternativa. 

Vida útil e cuidados com baterias estacionárias

A vida útil das baterias estacionárias é considerada bem alta podendo chegar até a 10 anos dependendo das condições de seu uso e de conservação. 

Um exemplo de condição ideal para seu funcionamento é a temperatura, estipula-se que a ideal é de 25 graus Celsius. Para que ela seja mantida nesse nível ou em torno dele, é indicado que no ambiente tenha ar condicionado. 

Estima-se que a cada 10 graus a mais do que a temperatura indicada como a ideal, a vida útil da bateria cai pela metade. E diz-se a cada 10 graus a menos a vida útil das baterias estacionárias pode dobrar. 

Indicação de uso

Por serem projetadas para funcionarem de forma imóvel, o uso delas é bem comum em dispositivos como balanças, iluminação de emergência, iluminação pública e privada, centrais telefônicas, nobreaks, caixas eletrônicos, alarmes de segurança, sistemas de som, etc.

As baterias estacionárias também são muito indicadas para a alimentação de sistemas de energia eólica e de energia solar, que são consideradas energias alternativas.

Em sistemas de energia solar elas são responsáveis por oferecer a autonomia necessária para o funcionamento desses mecanismos.

Ajudam a garantir o fornecedor de energia mesmo em dias nublados por um período de tempo de até 7 dias.

Onde comprar bateria estacionaria?

Precisando comprar bateria estacionária em BH? A SK TEC conta com modelos que você pode escolher conforme sua demanda. São baterias estacionárias Freedom, consideradas as melhores do mercado. Confira quais são esses modelos disponíveis abaixo:

  • Bateria estacionária DF1000 12V
  • Bateria estacionária DF700 12V
  • Bateria estacionária DF500 12V

A nossa linha de baterias estacionárias são garantia de satisfação e de ótimos resultados. É bom lembrar da importância de adquirir dispositivos de qualidade para garantir o bom funcionamento dos equipamentos que vão depender da bateria.

Lembre-se também de usar a bateria certa para cada tipo de situação, ou seja, não use baterias automotivas em nobreaks, sistemas de energia eólica e de energia solar, alarmes, etc, em que o correto é usar baterias estacionárias.

Entre em contato com a  SK TEC para adquirir sua bateria estacionária. Você pode ainda contar com a assessoria dos nossos funcionários para te auxiliarem a escolher a melhor solução.

Além das baterias estacionárias, oferecemos ainda protetores contra surtos, diversos outros componentes elétricos, elaboramos e executamos projetos de infraestrutura elétrica, proteção contra surtos e descargas elétricas, sendo capacitados para integrar a seus projetos equipamentos e materiais da mais alta qualidade.

A SK TEC está no mercado desde 2005 oferecendo o que há de mais eficiente em sistemas de energia e proteções elétricas não só em Belo Horizonte, mas em todo o estado de Minas Gerais e em todo o Brasil.

Entre em contato com a SK TEC e confira nossas vantagens. Garantimos a satisfação de clientes desde o primeiro contato.